top of page

Coletivo Clandestinas

O coletivo de pesquisa e ação de extensão Clandestinas é composto por mulheres, estudantes e professoras do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo do IFG - Câmpus Cidade de Goiás. Unidas a favor da representatividade feminina na história do cinema, a partir do ponto de vista historicamente silenciado e estigmatizado, o Coletivo Lança em 2018 a I Mostra Clandestina, voltada à pesquisa e discussão, a fim de ressignificar os modos de produção e  a própria criação cinematográfica. 

 

​A  falta de representatividade feminina na abordagem da história do cinema e na indústria cinematográfica atual, inclusive no Brasil, é um fator determinante para o silenciamento e ocultação da voz e visão emergente das diferentes mulheres e suas formas de pensamento.

 

Atentas a importância de um movimento coletivo pró-feminista a frente de debates no meio cinematográfico e audiovisual, o coletivo Clandestinas se propõe a pesquisar, exibir e discutir o cinema  a partir do ponto de vista feminino e feminista, exaltando todas as áreas de atuação na realização de um filme.

Pelo Coletivo passaram participantes e colaboradoras de fundamental importância para a construção da Mostra e do próprio coletivo. Dentre elas destacamos Ana Luiza Reis de Sá, Ana Terra, Helena Caetana, Laura Oliveira, Cristiane Ventura, Lakshimi Shamra, Maria Moreno, Nara Cristina, Vanessa Maria, Viviane Goulart, Yolanda Margarida, entre outras.

 

Atualmente o Coletivo Clandestinas é composto por:

AGNES.jpg

AGNES

Humana. cineasta, cozinheira, curiosa. mãe, mestranda, produtora, socióloga. sempre em formação. Agnes Aparecida Coordena atua no Coletivo desde 2022 e esse ano, dentre suas funções, está como Curadora e Coordenadora do Financeiro nos projetos V Mostra Clandestina Mulheres Águas, II Mostra Clandestina Itinerante e Formação Clandestina de Cinema.

ANNA.jpg

ANNA

    Anna Bolba trabalha com a clínica psicanalítica, produziu e dirigiu os curtas-metragens: o Tempo das Coisas e Encurralado. Atua no Coletivo desde 2021 e esse ano, dentre suas funções, está como Curadora e Coordenadora de Logística da V Mostra Clandestina Mulheres Águas, e Conteudista da Formação Clandestina de Cinema.

    DANI.jpg

    DANI

    Mulher negra, nordestina, professora e eterna estudante. Atua como docente em Arte, Produtora Cultural e atriz. No campo acadêmico, é Licenciada em Teatro e Pedagogia, Mestra em Arte e Doutoranda em Artes Cênicas. Daniela Pessoa atua no Coletivo desde 2020 e esse ano, dentre suas funções, está como Curadora e Coordenadora de Comunicação da V Mostra Clandestina Mulheres Águas, e Produtora Executiva da Formação Clandestina de Cinema.

    LARA.jpg

    LARA

    Lara Damiane é Bacharela em cinema, mestranda em história pesquisando história do cinema goiano e trabalhadora do audiovisual. Atua no Coletivo desde sua fundação, esse ano dentre suas funções está como Comunicação e Design nos projetos V Mostra Clandestina Mulheres Águas, II Mostra Clandestina Itinerante e Formação Clandestina de Cinema.

    MAI.jpg

    MAI

      Maiári Iasi é arquiteta, urbanista, mãe, pesquisadora e cineasta… Não necessariamente nessa ordem. Atua no Coletivo desde sua fundação, esse ano dentre suas funções está como Produtora Executiva da V Mostra Clandestina Mulheres Águas e Ministrante na Formação Clandestinas de Cinema.

      MARINA.jpg

      MARINA

      Marina Coelho tem vasta experiência em fotografia e produção, atualmente florescendo na pós com montagem e efeitos visuais. Atua no Coletivo desde 2020 e esse ano, dentre suas funções, está responsável pelo Tráfego de FIlmes e Making Off da V Mostra Clandestina Mulheres Águas.

      SIL.jpg

      SIL

      Atua como roteirista, diretora e produtora, Silvana Beline tem buscado na narrativa audiovisual a intertextualidade entre o fazer Cinema e pensar os direitos. Atua no Coletivo desde sua fundação, esse ano dentre suas funções está como Curadora e Produtora da V Mostra Clandestina Mulheres Águas.

      INTA_P1.jpg

      Naira Rosana é multiartista, diretora, produtora e  pesquisadora das "Mulheres que dirigem filmes em Goiás". Atualmente, coordena o projeto de extensão das Clandestinas em parceria com o IFG - Câmpus Cidade de Goiás. Em 2024 será uma das ministrantes da Formação Clandestina de Cinema.

      VIC.jpg

      Atriz, Produtora, Realizadora, Estudante de Cinema, Circo e Teatro, Victória Magalhães é multi artista e educadora e esse ano está como Colaboradora das Clandestinas na Produção Executiva da II Mostra Clandestina Itinerante e no Making Off da V Mostra Clandestina.

      bottom of page