top of page

Chamada de Trabalhos para a V Mostra Clandestina - Mulheres Águas - Mostra Feminista de Cinema.

Estão abertas até o dia 27 de março de 2024 as inscrições de trabalhos a serem apresentados durante a programação da V Mostra Clandestina - Mulheres Águas, mostra feminista de cinema, realizada de forma presencial e on-line na cidade de Goiás, durante os dias 10, 11, 12 e 13 de abril de 2024.

A apresentação de trabalhos acontecerá na Sessão Afluentes, dentro da programação da V Mostra Clandestina - Mulheres Águas como parte do projeto de extensão Formação Clandestina: Homenagem para Adélia Sampaio, desenvolvido no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Cidade de Goiás, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Naira Rosana Dias da Silva.

Assim como os afluentes fluem para alimentar rios e oceanos, este espaço busca convergir diversas perspectivas e contribuições acadêmicas do crescente cenário da pesquisa sobre mulheres na cadeia de produção audiovisual. Esses afluentes, formados por estudos, análises e reflexões, juntam-se para criar um fluxo de conhecimentos que reconhecem as contribuições das mulheres no cinema brasileiro e latinoamericano. Ao explorar as águas profundas da atuação das mulheres no audiovisual, Afluentes destaca a multiplicidade de contribuições que, assim como os cursos d'água, enriquecem e fortalecem o fazer artístico cultural.

O projeto articula-se com a atuação do Coletivo Clandestinas, uma organização autônoma formada exclusivamente por mulheres, professoras, discentes e egressas do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, que atuam no mercado audiovisual regional e promovem anualmente na cidade de Goiás a Mostra Clandestina, desde o ano de 2018. 

A submissão de propostas de trabalhos é gratuita e aberta a pessoas que estejam cursando a graduação, graduadas, mestrandas, mestras, doutorandas e/ou doutoras que tematizem a atuação de mulheres (cis, trans ou não-binárias) no audiovisual. Os trabalhos podem ser escritos individualmente ou em co-autoria, seguindo as especificações e conforme template disponibilizado no site <www.mostraclandestina.com>: título (até 70 caracteres), resumo (até 500 caracteres com espaço), resumo expandido e bibliografia (de até 5000 caracteres com espaço).

Os trabalhos selecionados serão apresentados em duas modalidades de forma concomitante:

  • Comunicação oral de até 20 minutos, em Grupos de Trabalhos (GT’s) que acontecerão on-line, no dia 12 de abril de 2024, pela plataforma Google Meet;

  • Pôsteres que serão expostos durante a programação da V Mostra Clandestina.

Os temas a seguir dos Grupos de Trabalho são sugestivos, mas não excludentes, em relação às linhas de investigação dos trabalhos:

  • Linguagens, narrativa, estética e processos de realização audiovisual;

  • História, teoria e políticas do cinema e do audiovisual;

  • Curadoria, exibição, formação e crítica;

  • Feminismo(s) no cinema e no audiovisual;

  • Interseccionalidades: Raça e sexualidade no cinema e audiovisual;

Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do evento.

As submissões devem ser realizadas até o dia 20 de março de 2024, às 23h59min através do formulário no link https://forms.gle/xtcSheFDMWgPmGm19 , disponível também no site www.mostraclandestina.com.

bottom of page